h1

Dia Sem Globo!

25/06/2010

Recebi por e-mail esse texto contando um fato um pouco ‘tenso’ que aconteceu entre o Dunga e a equipe da Rede Globo e que repercutiu muito na mídia.

Por causa do ocorrido, blogueiros e twitteiros resolveram que hoje seria o DIA SEM GLOBO em apoio ao Dunga. Todos devem assistir o jogo do Brasil pela emissora Band, SporTV ou qualquer outra que não seja a “Vênus Platinada”.

Gostei da atitude do Dunga e acho que ele tá calando a boca de muita gente. Quando assisti à escalação da seleção da Copa, fiquei em choque, mesmo sem manjar muito de futebol.

Ok, os jogadores ainda estão engessados…mas acho que mesmo assim o técnico sabe o que tá fazendo sinto confiança na seleção brasileira.

Bom, não estou aqui para julgar nada e nem tomar partido do ocorrido. Na verdade, é para compartilhar o texto e o fato com os leitores e saber a opinião de todos sobre isso!

E aí?

O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo.

Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido  a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos:

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou: “Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”.

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da Sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”.

Brilhante!

Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada!

“Mas… – prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

Dunga: – “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”.

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.

Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada! Sugiro uma estátua para ele!!!

Após, a poderosa Globo, a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum. Vcs se lembram de quando o Galvão falava em a “Era Dunga”, ou “geração Dunga”??
Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?

A reação do povo foi imediata. O editorial lido no programa “Fantástico”, da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso…

Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase “Cala boca, Tadeu Schmidt” era líder absoluta, superou até a antecessora “Cala Boca, Galvão”, que liderou por dias seguidos os Trending Topics.

E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o “DiaSemGlobo”, que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar  com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa.

Todo mundo na Band, ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis.

UPDATE! (25/06/2010 às 17H15)

Acabou de sair uma matéria no portal Comunique-se com o título: “Boicote de twitteiros contra Globo fracassa”.

Vejam os dados:

“(…) Mesmo com a campanha “Dia Sem Globo”, muito difundida no Twitter, a emissora marcou 43,6 pontos na audiência prévia de hoje, informa o blog de Daniel Castro, no R7. O resultado foi até melhor que domingo passado (20/06), quando atingiu 40,7 pontos durante a partida contra Costa do Marfim.

De acordo com dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo, a Band bateu recorde com a Copa, com 12,7 pontos, o que pode ser algum reflexo da campanha. No último jogo, de domingo, a emissora tinha registrado 10 pontos.”

E aí? Essas campanhas via Twitter têm alguma chance de funcionar? O Airo, num comentário aqui nesse post, lembrou do #forasarney. Foi aquele bafafá com direito a trending topic e…nada! O Sarney tá lá, o Galvão não calou a boca e a Globo continuará reinando por um bom tempo. Essa é a minha opinião.

Anúncios

5 comentários

  1. Mas você acha que funciona mesmo? Tipo o Fora Sarney, não funcionou.


    • Claro que não acho que vá funcionar! É muita gente pra mobilizar…


      • mas mesmo que todos os usuários do twitter fizesse, resolveria?
        (hipoteticamente falando, logico)

        mobilizações assim só funcionam quando tem uma visualização maior que o impacto (vide os caras pintadas)


  2. Of course not! As outras emissoras precisam rebolar muito para detonar a “Vênus Platinada”! Não adianta twitteiro fazer manifesto…


    • Mas melhor isso do que nada, acho! hahaha
      É bom que eles estejam cientes que tem gente no mundo que sabe dos fatos, das verdades e que botam a boca no trombone, mesmo que não seja suficiente…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: