h1

Trabalho Voluntário – Sonhar Acordado

26/10/2010

Hoje faz um pouquinho mais de uma semana que fiz meu primeiro trabalho voluntário com a ONG Sonhar Acordado.

Adoro a história de como a Sonhar começou e todos os programas que ela oferece às crianças carentes. Foi uma iniciativa de alguns jovens mexicanos que se comoveram com crianças que dormiam e pediam esmola na rua. Um belo dia, resolveram dar um dia de sonho a elas por meio de uma grande festa. Deu certo! Conseguiram reunir mais de 200 crianças e voluntários. Desde então, as iniciativas da Sonhar se espalharam pelo planeta e vêm dando vários dias de sonho para crianças e jovens do mundo inteiro!

No Brasil, a Sonhar Acordado está presente em 8 cidades: São Paulo (onde fica a sede), Rio de Janeiro, Campinas, Jundiaí, Curitiba, Fortaleza, Brasília e Recife.

Voluntárias e as crianças!

Voluntárias e as crianças!

Em todas essas cidades existem vários programas: Amigos Para Sempre (transmissão de valores a crianças carentes através de atividades esportivas, culturais e outras realizadas por grupos de jovens voluntários), Sonhando Juntos (trabalha com crianças de baixa renda portadoras de doenças como o câncer e outras crônico-degenerativas ou em fase terminal), Preparação Para o Futuro (proporciona a jovens de baixa renda uma formação de aspecto profissional e humano), SuperAção (campanhas e atividades periódicas realizadas nas comunidades, em instituições ou colégios, com o objetivo de aliar a transmissão de valores à humanização do ambiente em que as crianças vivem ou às necessidades específicas de cada local) e o Dia de Sonho (grupos de voluntários que interagem com as crianças com brincadeiras nas quais são transmitidos sentimentos e valores necessários à formação das crianças – essas atividades geralmente acontecem no Hopi Hari). Saiba mais sobre os programas AQUI.

Eu participei do programa Amigos Para Sempre, na Sonhar Acordado de Campinas. Foi numa segunda-feira chuvosa, dia bem difícil para conseguir voluntários para mais de 70 crianças! Escolhi participar em período integral: crianças de 3 e 4 anos de manhã e de 5 e 6 no período da tarde.

Foi uma experiência indescritível. Recebemos a primeira turma às 8h30 no clube Sociedade Hípica de Campinas. Como estava chovendo muito, cancelamos algumas atividades externas e nos concentramos no ginásio de esportes.

Quando os pequenos chegaram, fizemos um alvoroço com palmas, abraços, carinhos e gritos de alegria. Os “tios”, como são chamados os voluntários, ajudaram a criar brincadeiras, montar as filas e manter as crianças atentas às explicações de comportamento e respeito. Por causa da intensa chuva, muitos voluntários não puderem comparecer, portanto, cada um que estava presente teve que cuidar de várias crianças ao mesmo tempo, o que foge um pouco do método da Sonhar Acordado, que é de uma criança para cada voluntário, pois assim a criança tem toda a atenção e carinho voltados só para ela.

Eu, Larissa e Lorrane :)

Meninas depois de se divertirem com as fitas de ginástica artística!

Confesso que não foi fácil ficar de olho em tanta criança agitada, mas o cansaço valeu muito a pena. Tive contato com crianças mais tímidas, que quase não falavam. Outras, muito elétricas e animadas. Mas as que me chamaram mais a atenção foram as crianças birrentas e bravas, que às vezes nos faziam perder a paciência. Quando tentava conversar com elas, acabava ouvindo histórias fora da minha realidade e da maioria dos voluntários presentes ali: eram crianças extremamente carentes de afeto, carentes de atenção e que apanhavam dos pais.

Uma vez, quando fomos visitar a lagoa e olhar os patinhos, segurei a mão de uma das menininhas para ela não escorregar. Ela gritou e disse: “Ai, tia! Minha mão tá machucada, cuidado!”. Olhei o machucado e parecia com um corte feito por um galho de árvore ou picada de mosquito infeccionada. Perguntei o que havia acontecido e ela respondeu: “Minha mãe me bate de cinta né, tia. Tem que tomar cuidado!”. Ela disse isso como se fosse a coisa mais normal do mundo. Acabou comigo…  Então, me preocupei em distraí-la e em segurar a outra mãozinha sem o machucado.

No período da tarde, tivemos mais tempo para olhar os cavalos da hípica. A maioria das crianças nunca tinha visto esses animais de perto. Pedimos para elas ficarem quietinhas para não assustarem os bichos. Falei para o menininho que estava comigo assim: “Olha, esse é o quarto do cavalo, é onde ele dorme.” O menino baixou os olhos e falou baixinho: “Se eu entrar aí, o cavalo vai me bater?” Eu respondi: “Ele não vai ter bater, o cavalo é muito bonzinho. Mas você não pode fazer barulho porque ele gosta de silêncio.” Aí ele, ainda falando baixinho: “É que quando entro no quarto do meu pai, ele sempre me bate…”

Acabou comigo novamente. Quase todas as crianças tinham seus bracinhos machucados. Não sei se era por brincarem e caírem na rua ou se era por apanharem em casa. Tentei não pensar muito nisso e proporcionar a elas um dia mais do que divertido.

Elas brincaram, entraram em contato com animais e a natureza, ganharam doces, aprenderam conosco e, principalmente, nos ensinaram muita coisa.

Brincadeira no ginásio!

Brincadeira no ginásio!

Saí de lá repensando meus próprios valores. E não vejo a hora de participar do próximo programa da Sonhar! Em Campinas, dia 5 de dezembro, acontecerá a Festa de Natal no Clube Cultura, em Sousas. Serão quase 700 crianças! Um evento gigante… Portanto, precisaremos, também, de 700 voluntários.

Quem se habilita?

Para se inscrever, é só entrar no site da Sonhar Acordado: http://www.sonharacordado.org.br

Juro que vai valer a pena :)

Anúncios

14 comentários

  1. Muito legal! Parabéns pela força de vontade e coragem!
    Já participei do Dia de Sonho com o Sonhar Acordado no Hopi Hari, e posso dizer que vale muito a pena mesmo. Esses tipos de trabalho mudam a gente pra sempre! Espero continuar participando sempre que puder.


    • Obrigada :)
      Eu quero muito participar do Dia de Sonho no Hopi Hari. Deve ser demais. Vamos na festa de Natal, né? Já combinei com o pessoal e vamos reunir um monte de voluntários! DIa 5 de dezembro… não esquece!


  2. Achei muiiito legal viu!
    Está de parabéns..
    :)


  3. Que legal bea, como todo mundo aí em cima, também adorei!
    grande beijo, depois vc me ensina a jogar caçapalavras.


    • Obrigada, Rafa! Pode deixar que um dia te ensino a jogar caça palavras e… palavras cruzadas também! Huahauhaua! Beijo!


  4. Olá! Beatriz! que iniciativa linda! Parabens! São dias muito especias para eles e para nós!
    Adorei conhecê-la e conhecer seu Blog ahhh tb sou de Campinas!!!
    bjinhus


    • É verdade, Andreia! Se os dias se tornam tão especiais pra gente, imagine para eles, né?
      Obrigada pelo comentário! Beijo!


  5. parabens pela sua iniciativa, jovens com esse perfil

    é que nosso planeta precisa.


  6. OLÁ! BEATRIZ!! Percebi que você também precisa de algumas horinhas com as kids neh?? estou nesse mesmo barco srrsrsrs, entrei no site Sonhar Acordado porém não consegui nenhuma informação sobre a localização da ONG!!! Você poderia me ajudar, sou de SP!!!! Obrigadaaaaa


    • Oi, Rafaela!
      Eu já tenho as horas necessárias! Inclusive, já fiz meu match há algum tempo!
      O melhor que você pode fazer é entrar em contato por e-mail ou telefone com a Sonhar de SP. Não sei onde fica a sede deles aí e, na verdade, nem sei se eles têm uma sede! O link com os contatos é esse: http://www.sonharacordado.org.br/saopaulo/lettera.php?idsec=21
      Beijos e boa sorte!!!


  7. eu gosto disso de ser um voluntário é uma honra de querer salientar que mantenha sempre a sua força de vontade nos teus sonhos e não só também que possas progredir com os teus planos…!joardo jornal


  8. Oi Beatriz, muito obrigado por ter participado dessa atividade, foi muito legal, confesso. Neste sábado estaremos realizando nossa festa de Natal e ainda está em tempo, dê uma olhadinha no site.
    Adorei o seu blog, muito legal!
    Agradeço a participação no dia das crianças e convido para retornar às atividades conosco e a trazer amigos.
    Beijão, feliz Natal e aquele final de ano



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: